Categoria: Repositórios Institucionais

Termos de Uso da Rede Ipê

1. Aceite dos Termos

Ao utilizar o serviço do Repositório da Rede Ipê, você declara que concorda e aceita os termos e condições aqui estabelecidos e as demais regras, políticas e procedimentos dos serviços, além das leis aplicáveis.

2. Regras de Conduta 

Como usuário registrado ou como convidado não registrado, você pode fazer o download do conteúdo disponível. Você deve fornecer informações de registro precisas, completas e atualizadas. O Repositório de Dados tem o direito de recusar o registro ou de cancelar uma conta.

Você é o único responsável pelas atividades que ocorrem em sua conta e será responsável por manter a confidencialidade da senha. Você nunca deve usar a conta de outro usuário sem permissão dele. Você notificará imediatamente o Repositório de Dados por escrito sobre qualquer uso não autorizado de sua conta, ou outra violação de segurança relacionada à conta.

O Repositório de Dados da Rede Ipê permite o upload de arquivos de dados, sua exibição e download, organização, aceitação e distribuição de materiais criando um dataverse. Ele permite que o usuário compartilhe um conjunto de dados, ou um Dataverse, com outros usuários, pesquisando pelo nome, sobrenome, endereço de e-mail ou nome de usuário.

Você declara e garante que tem o direito legal e tem autoridade para licenciar ao Repositório de Dados da Rede Ipê o conteúdo que você enviar ou depositar nas formas descritas neste Termo de Uso. Além disso, você declara e garante que não existe qualquer obrigação ou restrição criada por lei, contrato ou outro, que impediria que você concordasse com esse Termo de Uso.

3. Permissões do administrador do repositório da Rede Ipê

Ao Administrador é permitido alterar as restrições de acesso/download do conjunto de dados, determinando que as submissões do usuário sejam restritas. Os conjuntos de dados são, por padrão, não publicados, mas os Administradores podem modificar as restrições de acesso e publicar ou desativar qualquer Upload de usuário a qualquer momento (incluindo, mas não exclusivamente, após o recebimento de reclamações ou alegações de terceiros ou autoridades relacionadas a esse upload de usuário). Dependendo das permissões concedidas pelo Administrador do Dataverse em questão, os Depositantes também podem alterar as restrições de acesso/download do conjunto de dados, determinando que as submissões do usuário sejam restritas.

4. Licenças de uso

O Repositório de Dados da Rede Ipê usa a opção Creative Commons, especificamente a licença CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir de determinado trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que sejam dados os devidos créditos.

5. Download pelo Usuário

O Repositório de Dados da Rede Ipê declara que empreenderá todos os esforços razoáveis ​​para manter o acesso aberto aos conjuntos de dados a serem baixados pelos usuários, sujeito às restrições dos depositantes e a quaisquer restrições legais aplicáveis. 

O Repositório coleta e armazena dados de download de todos os usuários (registrados e convidados), que podem ser baixados e acessados ​​pelo depositante. O download pode ser feito por usuários registrados ou usuários convidados que concordarem com a licença CC BY. 

Os usuários afirmam que, ao baixar qualquer material do Repositório de Dados da Rede Ipê, eles:

  1. leram e entenderam as normas do Repositório;
  2. respeitam os Termos de Uso da Rede Ipê;
  3. reconhecem que as informações de sua conta podem ser registradas no download, e podem ser visualizadas pelo responsável pelo upload.

As restrições aplicadas ao uso dos materiais são as seguintes:

  1. obter informações que permitam, direta ou indiretamente, identificar quaisquer sujeitos da pesquisa;
  2. produzir e/ou publicar conexões entre conjuntos de dados que possam identificar indivíduos ou organizações; 
  3. obter informações (adicionais) sobre, ou ainda, meios de contato (adicionais) para sujeitos já identificados. 

6. Dar crédito à fonte dos dados com citações

Quaisquer documentos (livros, artigos, trabalhos de evento, teses, dissertações, relatórios entre outros) que referenciam ou utilizam de alguma forma os dados (no todo ou em parte) depositados em datasets do repositório devem dar crédito à fonte com a citação de dados gerada pelo Dataverse (encontrada na página do dataset). Essas citações incluem os autores, o identificador e outras informações dos dados de pesquisa. 

—————x————— —————x—————

Definições de termos utilizados no texto

Acordo – Os Termos de Uso em sua totalidade.

Administrador – Quem criou, controla e é o principal organizador, curador e gerente de um Dataverse específico.

Autor – Quem conduziu a pesquisa que levou à criação do conjunto de dados. Essa pessoa pode, mas não precisa ser, o depositante.

Conjunto de dados – Um conjunto de arquivos contendo dados de pesquisa e documentação necessária para tornar os dados reutilizáveis. 

Conjunto de dados não publicado – Um conjunto de dados carregado que ainda não foi disponibilizado ao público e que só pode ser visualizado pelo Depositante ou para outros usuários aos quais o Depositante concedeu acesso.

Conta – Um meio de acesso controlado pelo usuário ao Repositório que é protegida por um nome de usuário (login) e senha, criados pelo usuário, com o qual os usuários podem obter acesso às funcionalidades de upload e download.

Conteúdo – Qualquer informação, dados, texto, software, scripts, gráficos e recursos interativos encontrados em um Dataverse.

Curadoria – As ações de quem organiza, forma ou edita o status, a configuração ou o conteúdo de quaisquer conjuntos de dados ou Dataverses.

Dado de pesquisa – Dados coletados, observados ou produzidos durante a pesquisa (números, textos, imagem, som, saídas de equipamentos) para fins de análise e produção de resultados de pesquisa originais

Dataverse – Uma coleção que armazena dados de pesquisa (incluindo conjuntos de dados e outros datasets) que podem ser personalizados e gerenciados por seu proprietário.

Depositante – Quem faz upload de uma coleção de arquivos de dados como um conjunto de dados para um dataverse no aplicativo.

Documentação  – Quaisquer arquivos digitais, como um codebook, relatório técnico ou metodológico ou guia do usuário, que expliquem a produção, proveniência, processamento ou interpretação dos dados da pesquisa.

Envios do usuário – Dataverses e conjuntos de dados carregados (uploaded).

Envios irrestritos do usuário – Todos os envios de usuários publicados com um contrato de renúncia de dedicação de domínio público CC0 padrão.

Informações de registro – Informações necessárias para registrar uma conta, incluindo, entre outras, nome, e-mail, instituição, cargo e número de telefone.

Metadados – Informações sobre um item no repositório, incluindo, mas não limitado, ao nome do autor, data de publicação, título do conteúdo de dados, descrição do conteúdo e outras informações relacionadas. Deve estar em conformidade com um padrão para permitir a interoperabilidade entre computadores.

Publish – Uma função disponível para Envios do Usuário pela qual os usuários podem disponibilizar publicamente seus dados e / ou seu conjunto de dados contendo arquivos de dados e publicamente pesquisáveis ​​no mecanismo de pesquisa de aplicativos e mecanismos de pesquisa de terceiros (por exemplo, Pesquisa do Google ou Pesquisa do Bing).

Spamming – Qualquer publicidade não autorizada ou não solicitada, lixo eletrônico ou em massa, mensagens, comentários ou outras comunicações direta ou indiretamente decorrentes do uso do Repositório, incluindo, mas não limitado a, comentários postados nas páginas e mensagens do conjunto de dados do Autor ou outras comunicações enviados para os endereços de e-mail, contas ou outros meios de contato do usuário.

Uploads do usuário – Qualquer conteúdo carregado, enviado, distribuído ou publicado por um usuário, incluindo, mas não limitado a novos dados, novos conjuntos de dados, informações de metadados, contratos de licença de uso de dados personalizados, informações descritivas para páginas de download de conjuntos de dados, guias de usuário e outras contribuições originadas do usuário autor ou depositante.

Usuário – Qualquer indivíduo ou entidade que possua e/ou controle uma conta registrada no Repositório.


Termos de Uso do Repositório RNP

1. Aceite dos Termos

Ao utilizar o serviço do Repositório da RNP, você declara que concorda e aceita os termos e condições aqui estabelecidos e as demais regras, políticas e procedimentos dos serviços, além das leis aplicáveis.

2. Regras de conduta

Como usuário registrado ou como convidado não registrado, você pode fazer o download do conteúdo disponível publicamente no Repositório de Dados. Você deve fornecer informações de registro precisas, completas e atualizadas. O Repositório de Dados tem o direito de recusar o registro ou cancelar uma conta.

Você é o único responsável pelas atividades que ocorrem em sua conta e será responsável por manter a confidencialidade da senha. Você nunca deve usar a conta de outro usuário sem permissão dele. Você notificará imediatamente o Repositório de Dados por escrito sobre qualquer uso não autorizado de sua conta, ou outra violação de segurança relacionada à conta.

Ao ter uma conta no Repositório, você reconhece que:

  1. os detalhes da sua conta (incluindo nome, sobrenome, endereço de e-mail e nome de usuário) são pesquisáveis ​​por outros usuários;
  2. os detalhes da sua conta podem ser gravados quando você faz o download de conjuntos de dados e essas informações podem ser visualizadas pelo autor; 
  3. seu primeiro nome, sobrenome e afiliação serão vinculados aos seus uploads.

3. Upload pelo usuário

O Repositório da RNP não se responsabiliza por qualquer upload. Também não são de responsabilidade do Repositório RNP: 

  1. o conteúdo do Upload do Usuário, formato, metadados ou a falta deles; 
  2. representação legal do usuário em quaisquer circunstâncias referentes aos uploads;
  3. qualquer perda ou dano aos uploads do usuário, no todo ou em parte, de qualquer causa.

Ao fazer uploads, ou permitir que outros o façam, você endossa que: 

  1. os uploads não infringem os direitos autorais ou outros direitos de propriedade intelectual;
  2. os uploads não violam a legislação relacionada ao dado publicado;
  3. os uploads não contêm vírus ou quaisquer outros códigos de computador, arquivos ou programas projetados ou destinados a interromper, danificar, limitar ou interferir no funcionamento adequado de qualquer software, hardware ou equipamento de telecomunicações ou para danificar ou obter acesso não autorizado a qualquer sistema, arquivos de dados ou outras informações do Repositório  ou de terceiros;
  4. os uploads receberam todas as aprovações necessárias, obrigatórias e aplicáveis​​, incluindo, mas não se limitando, às aprovações de comitês de revisão institucional ou de terceiros com os quais os usuários têm obrigações contratuais relevantes; 
  5. os uploads não devem conter informações sensíveis, de modo que a identificação de quaisquer sujeitos não seja possível. As únicas exceções são quando:
  • A) a informação foi previamente divulgada ao público;
  • B) a informação descreve figuras públicas, e os dados se relacionam com os seus papéis públicos ou outros assuntos não sensíveis;
  • C) acaba o embargo relacionado aos dados coletados;
  • D) todos os indivíduos identificados deram consentimento explícito e informado, permitindo a divulgação pública das informações no conjunto de dados.

Você ainda se responsabiliza por notificar o Administrador do Repositório RNP caso tenha conhecimento de qualquer problema depois de enviar um upload, como por exemplo: inconsistências de confidencialidade, privacidade ou proteção de dados, licenciamento ou propriedade intelectual relacionados a ele.

Licenças de uso

O Repositório de Dados usa a opção Creative Commons CC BY como licença padrão. Essa opção permite que outras pessoas redistribuam, remixem, adaptem e criem novos materiais a partir do seu trabalho, até mesmo comercialmente, desde que seja atribuído o devido crédito. 

As restrições aplicadas ao uso dos dados referem-se a:

  1. obter informações de terceiros sobre os materiais baixados, identificando dados de pesquisa com o auxílio de informações adquiridas em outro lugar;
  2. produzir conexões ou links entre as informações incluídas nos conjuntos de dados e outras informações de terceiros que poderiam ser usadas para identificar indivíduos ou organizações, não se limitando a sujeitos de pesquisa; 
  3. extrair informações dos materiais que poderiam ajudar a obter conhecimento ou meio de contatar quaisquer sujeitos já conhecidos do usuário.

Os usuários do repositório devem fomentar o bom uso dos dados relacionados a seres humanos. Os dados com essas características não devem ser utilizados para:

  1. obter informações que permitam, direta ou indiretamente, identificar quaisquer sujeitos da pesquisa;
  2. produzir e/ou publicar conexões entre conjuntos de dados que possam identificar indivíduos ou organizações; 
  3. obter informações (adicionais) sobre, ou ainda, meios de contato (adicionais) para sujeitos já identificados. 

Você concede ao Repositório da RNP todas as permissões e licenças necessárias para o arquivamento, a preservação e o acesso ao conteúdo depositado. Isso inclui, sem restrição, permissão para:

  1. disseminar cópias do conteúdo em uma variedade de formatos de distribuição de acordo com o Termo de Uso;
  2. promover e divulgar o conteúdo em qualquer forma de publicidade;
  3. armazenar, traduzir, copiar ou reformatar o conteúdo de qualquer maneira para garantir sua preservação e acessibilidade no futuro, melhorar a usabilidade e/ou proteger a confidencialidade dos sujeitos;
  4. incorporar metadados ou documentação sobre o conteúdo em catálogos de acesso público.

Você declara e garante que tem o direito e a autoridade para licenciar no Repositório de Dados o conteúdo depositado nas formas descritas neste Termo de Uso. Além disso, declara e garante que não existe qualquer obrigação ou restrição criada por lei, contrato ou outro que impeça que você concorde com esse Termo de Uso.

Dar crédito à fonte dos dados com citações

Ao baixar conjuntos de dados do Repositório você concorda em cumprir a seguinte norma: quaisquer materiais elaborados (livros, artigos, trabalhos de conferência, teses, dissertações, relatórios e outras publicações) que utilizem os dados do repositório (no todo ou em parte) coletados de conjuntos de dados depositados devem creditar a fonte dos dados utilizados. As citações incluem, necessariamente, os autores e as  informações sobre os dado, além de outras informações que forneçam acesso aos dados de pesquisa.

—————x————— —————x—————

Definições de termos utilizados no texto

Acordo – Os Termos de Uso em sua totalidade.

Administrador – Quem criou, controla e é o principal organizador, curador e gerente de um Dataverse específico.

Autor – Quem conduziu a pesquisa que levou à criação do conjunto de dados. Essa pessoa pode, mas não precisa ser, o depositante.

Conjunto de dados – Um conjunto de arquivos contendo dados de pesquisa e documentação necessária para tornar os dados reutilizáveis. 

Conjunto de dados não publicado – Um conjunto de dados carregado que ainda não foi disponibilizado ao público e que só pode ser visualizado pelo Depositante ou para outros usuários aos quais o Depositante concedeu acesso.

Conta – Um meio de acesso controlado pelo usuário ao Repositório que é protegida por um nome de usuário (login) e senha, criados pelo usuário, com o qual os usuários podem obter acesso às funcionalidades de upload e download.

Conteúdo – Qualquer informação, dados, texto, software, scripts, gráficos e recursos interativos encontrados em um Dataverse.

Curadoria – As ações de quem organiza, forma ou edita o status, a configuração ou o conteúdo de quaisquer conjuntos de dados ou Dataverses.

Dado de pesquisa – Dados coletados, observados ou produzidos durante a pesquisa (números, textos, imagem, som, saídas de equipamentos) para fins de análise e produção de resultados de pesquisa originais

Dataverse – Uma coleção que armazena dados de pesquisa (incluindo conjuntos de dados e outros datasets) que podem ser personalizados e gerenciados por seu proprietário.

Depositante – Quem faz upload de uma coleção de arquivos de dados como um conjunto de dados para um dataverse no aplicativo.

Documentação  – Quaisquer arquivos digitais, como um codebook, relatório técnico ou metodológico ou guia do usuário, que expliquem a produção, proveniência, processamento ou interpretação dos dados da pesquisa.

Envios do usuário – Dataverses e conjuntos de dados carregados (uploaded).

Envios irrestritos do usuário – Todos os envios de usuários publicados com um contrato de renúncia de dedicação de domínio público CC0 padrão.

Informações de registro – Informações necessárias para registrar uma conta, incluindo, entre outras, nome, e-mail, instituição, cargo e número de telefone.

Metadados – Informações sobre um item no repositório, incluindo, mas não limitado, ao nome do autor, data de publicação, título do conteúdo de dados, descrição do conteúdo e outras informações relacionadas. Deve estar em conformidade com um padrão para permitir a interoperabilidade entre computadores.

Publish – Uma função disponível para Envios do Usuário pela qual os usuários podem disponibilizar publicamente seus dados e / ou seu conjunto de dados contendo arquivos de dados e publicamente pesquisáveis ​​no mecanismo de pesquisa de aplicativos e mecanismos de pesquisa de terceiros (por exemplo, Pesquisa do Google ou Pesquisa do Bing).

Spamming – Qualquer publicidade não autorizada ou não solicitada, lixo eletrônico ou em massa, mensagens, comentários ou outras comunicações direta ou indiretamente decorrentes do uso do Repositório, incluindo, mas não limitado a, comentários postados nas páginas e mensagens do conjunto de dados do Autor ou outras comunicações enviados para os endereços de e-mail, contas ou outros meios de contato do usuário.

Uploads do usuário – Qualquer conteúdo carregado, enviado, distribuído ou publicado por um usuário, incluindo, mas não limitado a novos dados, novos conjuntos de dados, informações de metadados, contratos de licença de uso de dados personalizados, informações descritivas para páginas de download de conjuntos de dados, guias de usuário e outras contribuições originadas do usuário autor ou depositante.

Usuário – Qualquer indivíduo ou entidade que possua e/ou controle uma conta registrada no Repositório.

Participe do Webinar LIBER: Encontrando e Reutilizando Dados de Pesquisa


Compartilhar dados de pesquisa é uma prática cada vez mais incentivada por instituições e comunidades de pesquisa. Nesse viés, no dia 11 de Abril de 2019, ocorrerá o Webinar LIBER, no horário das 10h (de Brasília). Esta webconferência contará com a participação de Kathleen Gregory (DANS), que apresentará uma visão geral de pesquisas recentes que investigam como pesquisadores e bibliotecários se engajam em práticas para encontrar, entender e reutilizar dados de pesquisa.

A LIBER é a Ligue des Bibliothèques Européennes de Recherche (Associação das Bibliotecas Europeias de Pesquisa, em tradução livre), que objetiva ser a voz da comunidade de bibliotecas de pesquisa da Europa. Sua missão é capacitar pesquisas de classe mundial, representando os interesses das suas instituições, suas universidades e seus pesquisadores em várias áreas-chave. Cerca de 450 bibliotecas fazem parte da LIBER.

Neste Webinar, Kathleen Gregory fornecerá dicas para encontrar dados de pesquisa, sendo esta uma oportunidade para os participantes considerarem o que esta pesquisa significa para o desenvolvimento de serviços em suas próprias organizações.

Políticas, ferramentas e programas de treinamento estão sendo desenvolvidos para auxiliar pesquisadores e provedores de dados a disponibilizar dados de maneira a otimizar a localização, acessibilidade, interoperabilidade e reusabilidade dos dados (ou seja, de acordo com os princípios do FAIR). Uma das promessas que impulsionam tanto o compartilhamento de dados quanto o desenvolvimento de políticas é que os dados compartilhados podem e serão descobertos e reutilizados; mas os usuários (pesquisadores, bibliotecários, estudantes) estão descobrindo esses dados? E se eles estão encontrando, (como) eles estão reutilizando-os?

Este webinar é  organizado pelo Grupo de Trabalho de Gerenciamento de Dados de Pesquisa da LIBER. Para mais informações, acesse a página do evento. A inscrição é possível através de um formulário de inscrição online.


II Relatório: Projeto RDP Brasil – Acesso Aberto a Dados de Pesquisa no Brasil (Práticas e Percepções dos Pesquisadores)

Após a conclusão do I Relatório do nosso projeto, está terminado também o segundo. Intitulado “Práticas e Percepções dos Pesquisadores”, traz 91 páginas de dados obtidos através de uma pesquisa tipo survey, onde os pesquisadores foram contatados via e-mail e lhes foi pedido que respondessem o questionário “Práticas e percepções sobre acesso aberto a dados de pesquisa”, que continha 27 questões e foi respondido por 4.703 pessoas.

Dentre os principais resultados, demonstra-se que 49,36% dos respondentes nunca havia utilizado dados compartilhados, enquanto 23,49% nunca compartilharam dados, contra 53,79% que mantêm essa prática. Ainda, nota-se que 58, 41% dos respondentes apontaram não ter à sua disposição um repositório institucional para compartilhamento de dados de pesquisa. Pode-se concluir que a prática de compartilhamento total e irrestrito ainda não é algo comumente aceito, embora tenha certa receptividade.

Ficou interessado? Clique aqui e leia o II Relatório na íntegra.

Documente, descubra e interfira: conheça a DDI

Data Documentation Iniciative (Iniciativa de Documentação de Dados, em livre tradução), de sigla DDI, é um padrão internacional para descrever os dados produzidos por pesquisas e outros métodos de observação nas ciências sociais, comportamentais, econômicas e da saúde. A DDI é um padrão gratuito que pode documentar e gerenciar diferentes estágios no ciclo de vida dos dados de pesquisa, como conceituação, coleta, processamento, distribuição, descoberta e arquivamento. A documentação dos dados com o DDI facilita o entendimento, a interpretação e o uso – por pessoas, sistemas de software e redes de computadores.

A DDI Alliance é composta por membros e organizações membros associadas e é governada por um Conselho Executivo (que gerencia as operações da aliança), um Conselho Científico (que realiza pesquisas e testes) e um Comitê Técnico (cujo objetivo é modelar, processar, manter e atualizar as especificações da DDI). Além disso, existem grupos de trabalho que se concentram no desenvolvimento de áreas específicas da DDI. Clique aqui e confira o estatuto da DDI.

 

Nesta imagem, uma síntese da história da DDI

Segundo a carta da Aliança DDI (disponível clicando aqui), são estes os seus objetivos:

(a) Supervisionar o desenvolvimento contínuo de padrões DDI e produtos semânticos, incluindo revisões, correções e novos lançamentos.

(b) Promover a adoção de padrões de metadados e produtos semânticos da DDI por meio de partes interessadas, tais como produtores de dados, distribuidores de dados, bibliotecas de dados, arquivos de dados, usuários de dados, pesquisadores e desenvolvedores e fornecedores de software.

c) Apoiar o desenvolvimento de programas de treinamento que incentivem o uso desses padrões para todos os níveis de habilidade dos adotantes em potencial.

d) Garantir, na medida do possível, a compatibilidade das normas DDI com as padrões de metadados em outros campos.

(e) Equilibrar os interesses de uma comunidade diversificada de partes interessadas através de um processo que é aberto, transparente, orientado por consenso e aberto a recursos.

 

O que são dados de pesquisa?

Fundamentais para o andamento de uma pesquisa acadêmica, os dados de pesquisa são os registros factuais usados como fonte primária para a realização desta. É imprescindível que o pesquisador os obtenha e utilize, pois são eles que dão credibilidade ao trabalho, sendo vistos como necessários para validar os resultados da pesquisa científica. Os dados de uma pesquisa são, portanto, observações documentadas e podem ser auferidos pela percepção através dos sentidos ou pela execução de um processo de medição.

São muitas as possibilidades de formatos de um dado de pesquisa, além da forma como eles podem ser obtidos. Documentos, planilhas, cadernos de laboratório, diários de campo, questionários respondidos, transcrições de entrevistas, slides, amostras, filmes, fotografias, scripts, softwares ou arquivos de log são exemplos do que podem ser os dados de pesquisa. Estes podem ser alcançados, também, a partir de algumas alternativas, tais quais a observação e a simulação, ou então através de experimentos ou ainda procedimentos computacionais.

Pode-se dizer que os dados de pesquisa são o alicerce do conhecimento científico, sem o qual a pesquisa ficaria desacreditada. Logo, são relevantes também espaços que sirvam como banco de dados de pesquisa – repositórios de dados – disponíveis, em especial, para os pesquisadores (mas também para o público em geral). Isso permite que novos avanços no conhecimento científico e tecnológico venham com mais naturalidade, visto que a descrição dos métodos utilizados nas pesquisas sempre foi um elemento crucial no processo científico.

Dado o crescente número do volume de dados de pesquisa, a sua preservação e gestão digital se faz importante e requer a consolidação de políticas globais, governamentais e institucionais que deem sustentação e estímulo a essa prática, a fim de guarnecer  garantias de acesso íntegro ao conjunto de dados que embasam as pesquisas científicas.

 

PARA SABER MAIS:

UNIVERSITY OF CAMBRIDGE. Research Data Management Guide. Disponível em: < https://www.data.cam.ac.uk/data-management-guide/organising-your-data#Naming > Em inglês; Acesso em 13 de junho de 2018.

FADESP. Plano de Gestão de Dados. Disponível em: < http://www.fapesp.br/gestaodedados >Acesso em 13 de junho de 2018.

DUDZIAK, Elisabeth. Dados de Pesquisa agora devem ser armazenados e citados.  2016. Disponível em: <http://www.sibi.usp.br/?p=6189> Acesso em: 13 de junho de 2018.

Base de Dados Científicos (BDC) da UFPR

 

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançou na última semana a Base de Dados Científicos (BDC) que visa reunir os dados utilizados em pesquisas publicadas pela comunidade da instituição.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) e o Sistema de Bibliotecas (SiBi) ambos da UFPR. A base passa a integrar o Repositório Digital Institucional (RDI). Além do novo banco de dados o repositório conta ainda com quatro coleções: a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, a Biblioteca Digital de Periódicos, a Biblioteca Digital de Eventos Científicos e a Biblioteca Digital de Imagem e Som.

O novo serviço acompanha a tendência mundial de disponibilidade de dados básicos de pesquisas para que possam ser utilizados em novos estudos. A partir das informações disponíveis é possível tratar de novas perspectivas que não estão presentes nos estudos originais.

O repositório ainda conta com poucos conjuntos de dados, mas a expectativa é que nos próximos meses passe a receber de forma constante novos materiais. Os interessados em disponibilizar seus dados de pesquisas devem entrar em contato com os coordenadores do projeto por meio do correio eletrônico: bdc@ufpr.br.