No dia 29/05 foi realizada a primeira oficina de co-criação sobre o tema “Inovação e Governo Aberto na Ciência”, coordenada pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e vinculada à uma parceria com a iniciativa internacional Open Government Partnership (OGP).
Objetiva-se, por meio desta ação, desenvolver a Política Nacional de Ciência Aberta e fomentar a disponibilização de dados abertos de pesquisa científica.
A oficina marcou o início do processo de elaboração do 4º Plano de Ação Nacional, que é o instrumento de operacionalização dos compromissos assumidos com a OGP. Os planos de ação possuem duração de até dois anos e são criados pelos próprios países, de acordo com as áreas nas quais precisam se desenvolver.
Na metodologia utilizada na oficina, especialistas do governo e da sociedade civil escolhem em conjunto três desafios a serem enfrentados. Após essa definição, é aberta consulta para priorização do desafio considerado mais relevante pela sociedade.
Confira os participantes e os resultados da oficina, divulgados no site do Governo Aberto: http://www.governoaberto.cgu.gov.br/no-brasil/planos-de-acao-1/copy_of_3o-plano-de-acao-brasileiro/inovacao-e-governo-aberto-na-ciencia-1o-oficina-de-cocriacao
Os três desafios mapeados foram:
Participe da priorização do desafio a ser enfrentado
(Votação popular aberta de 30/05 a 14/06 – acessível somente por Mozilla Firefox e Google Chrome).
Após o período de votação, o próximo passo na elaboração do 4º Plano de Ação Nacional será o desdobramento das ações a serem empreendidas para vencer o desafio priorizado.
Sobre OGP:
A OGP (Open Government Partnership) é uma iniciativa internacional que busca promover projetos e ações voltados ao aumento da transparência, à luta contra a corrupção, ao incentivo à participação social e ao desenvolvimento de novas tecnologias que tornem os governos mais responsáveis por suas ações e preparados para atender às necessidades dos cidadãos. Atualmente, a Parceria já conta com 75 países-membros e o Brasil é co-fundador da iniciativa, que iniciou seus trabalhos no ano de 2011.