Algo que certamente ajuda a dar maior dinamismo ao pesquisador é encontrar um repositório de dados compatível com o assunto da sua pesquisa. O site re3data.org é um catálogo internacional de repositórios de dados e a melhor fonte atualmente para achar repositórios. Essa ferramenta permite que se encontre os repositórios mais adequados para a especificidade que a pesquisa exige e oferece informações detalhadas de mais de 2.000 repositórios de dados de pesquisa nacionais e internacionais. Nele, metadados são coletados de repositórios especializados no armazenamento de dados de pesquisa. O Brasil tem sete repositórios mapeados até o momento.
Seu nome completo é Registry of Research Data Repositories e teve início em maio de 2013, utilizando-se da ideia de Ciência Aberta, de acordo com o Creative Commons, cobrindo todas as áreas do conhecimento acadêmico. Um repositório é indexado quando os requisitos mínimos para inclusão no re3data.org são atendidos: o repositório deve ser executado por uma entidade legal, como uma instituição sustentável (por exemplo, biblioteca, universidade), e ter condições de acesso de estado aos dados e repositório, bem como dos termos de uso. Além disso, é necessária uma interface gráfica do usuário em inglês (GUI).
O re3data.org é um projeto conjunto da Escola de Biblioteconomia e Ciência da Informação de Berlim e da Biblioteca do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT). O projeto é financiado pela Fundação Alemã de Pesquisa (DFG).
Com dificuldades para utilizar a ferramenta? Clique aqui e acesse um tutorial.