Reunir informações sobre um determinado assunto, afim de facilitar a busca por dados de pesquisa específicos, abrangendo-os numa publicação para auxiliar o pesquisador. O DataPaper é, via de regra, uma publicação que apresenta, explica e disponibiliza um banco de dados, preparando, organizando e descrevendo-o. Um DataPaper é um documento de metadados pesquisável, que descreve um determinado conjunto de dados ou um grupo de conjuntos de dados, publicado na forma de um artigo, revisado por especialistas, em um periódico acadêmico. Ao contrário de um artigo de pesquisa convencional, o objetivo principal de um documento de dados é descrever os dados e as circunstâncias de sua coleta, em vez de relatar hipóteses e conclusões.

A criação de metadados claros e informativos é um passo essencial para um maior aproveitamento desses dados. É trabalhoso fazê-lo, por isso muitas vezes alguns conjuntos de dados são publicados com metadados mal documentados ou, ainda pior, sem metadados. Nesse contexto, o DataPaper ajuda a superar as barreiras à criação de metadados, fornecendo um reconhecimento claro de todos os envolvidos na coleta, gerenciamento, curadoria e publicação de dados.

Otimizar o uso dos recursos disponíveis é uma vantagem, além de proporcionar que o pesquisador possa começar seu trabalho a partir de pesquisas de outros profissionais, fazendo-se valer dos dados acumulados para iniciar do ponto em que se parou de pesquisar – o que significa economia de tempo, dinheiro e energia. Os DataPapers estão em sintonia com o movimento OpenScience, acreditando ser de imenso valor disponibilizar os dados para o público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *