Compartilhar dados de pesquisa é uma prática cada vez mais incentivada por instituições e comunidades de pesquisa. Nesse viés, no dia 11 de Abril de 2019, ocorrerá o Webinar LIBER, no horário das 10h (de Brasília). Esta webconferência contará com a participação de Kathleen Gregory (DANS), que apresentará uma visão geral de pesquisas recentes que investigam como pesquisadores e bibliotecários se engajam em práticas para encontrar, entender e reutilizar dados de pesquisa.

A LIBER é a Ligue des Bibliothèques Européennes de Recherche (Associação das Bibliotecas Europeias de Pesquisa, em tradução livre), que objetiva ser a voz da comunidade de bibliotecas de pesquisa da Europa. Sua missão é capacitar pesquisas de classe mundial, representando os interesses das suas instituições, suas universidades e seus pesquisadores em várias áreas-chave. Cerca de 450 bibliotecas fazem parte da LIBER.

Neste Webinar, Kathleen Gregory fornecerá dicas para encontrar dados de pesquisa, sendo esta uma oportunidade para os participantes considerarem o que esta pesquisa significa para o desenvolvimento de serviços em suas próprias organizações.

Políticas, ferramentas e programas de treinamento estão sendo desenvolvidos para auxiliar pesquisadores e provedores de dados a disponibilizar dados de maneira a otimizar a localização, acessibilidade, interoperabilidade e reusabilidade dos dados (ou seja, de acordo com os princípios do FAIR). Uma das promessas que impulsionam tanto o compartilhamento de dados quanto o desenvolvimento de políticas é que os dados compartilhados podem e serão descobertos e reutilizados; mas os usuários (pesquisadores, bibliotecários, estudantes) estão descobrindo esses dados? E se eles estão encontrando, (como) eles estão reutilizando-os?

Este webinar é  organizado pelo Grupo de Trabalho de Gerenciamento de Dados de Pesquisa da LIBER. Para mais informações, acesse a página do evento. A inscrição é possível através de um formulário de inscrição online.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *